Organizar o casamento. Por onde começar?

Nestes anos ajudei muita amiga na organização do casamento e acompanhei a construção das festas de muitas clientes. E em todas as festas que estive mais próximo da produção o que percebi foi, para dar certo, o fundamental é organização.  

Estar com tudo planejado na ponta do lápis, ou melhor na planilha, é a chave para a festa perfeita. E ai não tem erro, na semana do casamento vocês vão estar tranquilos, só relaxando, e talvez resolvendo aquela coisinha que resolveu colocar a mais do que o planejado. (Vá por mim, a gente sempre coloca na hora aquela coisinha que tava querendo mas tava balançada).

Então pra começar

Compre um planner (ou feche contrato com a Design para ganhar um rsrsrsr) e um porta arquivo para colocar tudo e todos os muitos orçamentos que vocês irão fazer neste tempo. Para as noivas mais moderninhas prepare o tablet para todas as informações e prints de inspiração.  

A hora crucial – o planejamento financeiro

Com um planner e planilhas ninguém segura noivos organizados. Mas preste atenção, definir o orçamento para a festa é a hora mais delicada e que precisa de muito, mais muito alinhamento entre o casal. Organizar as finanças do casamento é o primeiro teste para organizar as finanças da futura família.

Então a sugestão é planejem seus recebimentos mensais destinando 50% do que os dois juntos recebem para as contas fixas, 30% para o lazer (mesmo que a gente tente se isolar do mundo no período de casamento para não gastar com nada extra, sempre tem uma necessidade que não da pra dizer não, melhor garantir então) e 20% para as mensalidades do casamento.

Claro que você vai dizer, mas ainda tem a ajuda dos pais e da família, tem sim e será bem vinda, mas não custa nada deixar essa ajuda como extra na hora do planejamento. Vai que acontece algum imprevisto. Então se acontecer otimo sobra mais para a lua de mel ou decorar a casa, se não vocês já estarão cobertos.

Faça uma pré lista de convidados

Muitos noivos deixam para fazer esta etapa próximo ao casamento, mas lembre, todos os orçamentos são feitos com base no número de convidados. Então melhor fazer logo para depois no final não precisar sai aumentando tudo e estourar o planejamento.

Defina data e estilo da festa

Para escolher o local do evento é fundamental saber a data e o estilo da festa que vocês desejam. Estilo vai direcionar o local que você vai escolher, as flores, estilo de decoração e todos esses itens alteram o orçamento. Então por isso é importante saber o quanto pode gastar e quando querem casar. Com a assessoria, vocês vão adequar o que vocês tem em mente a viabilidade.

Definir o estilo não é bicho de 7 cabeças. Se você não tem ideia que tal começar a se inspirar. A internet nessa fase vai ser sua melhor amiga. Mas lembre que você não “tem que” nada. A festa precisa ter a cara e a personalidade de vocês.

O que pode te ajudar:

  1. Pinterest e Instagram – busque por ” Casamentos”, “Wedding”, “Noiva” e todas as # e termos que possa pensar. Tenha certeza que serão horas a fio nessa missão. Lembre de dar uma olhadinha no nosso instagram @designconvites .
  2. Blogs – Existem blogs incríveis, com coteúdo bacana e muita inspiração na internet. Com certeza vai se identificar com um e tornar página de abertura do seu navegador.
  3. Pastas de inspiração –  Tenha suas inspirações guardadas para mostrar a seus fornecedores. Vai ajudar a entenderem o estilo que você que seguir.

Contrate uma assessoria

Vocês podem sim decidir seguir nesta caminhada sozinhos, mas contar com a ajuda de uma assessoria faz toda a diferença. O trabalho da assessoria é muito além do indicar fornecedores. O primeiro passo dela é adequar oo estilo da festa que vocês desejam ao orçamento que vocês dispõem. É ela que vai te alertar que aquele orçamento não da para festa na igreja tradicional da cidade para 600 convidados. Ou que aqueles florais, que você ama pode ser um tiro no pé para a data que você vai casar.

Ou seja é a assessoria, que vai ser sua fada madrinha, e vai pegar a base que vocês já tem (número de convidados, orçamento disponível e data) e planejar prazos de contratação, orçamento a ser destinado para cada serviço necessário para o casamento, orientar sobre dúvidas muito comuns durante a construção da festa, acompanhar nos fornecedores e não deixar você sair do planejado (missão quase impossível rsrsrsr, mas a assessoria consegue).

Ah mas não quero assessoria, eu consigo. Consegue, sim. Eu mesma fiz sem assessoria, mas não indico, pois poderia ter tido menos dor de cabeça e gastos extra. Mas com ou sem acredite que no final da certo.

Escolha o local adequado

Qual a data escolhida, o orçamento e o estilo da festa. É hora de partir para o local. Lembre que a escolha precisa se adequar a estes 3 pontos. Pense sempre nas adversidades que podem surgir e os custos que isso pode gerar. É o seu grande dia é preciso minimizar os riscos. Em festas ao ar livre, o ideal é ter uma cobertura montada, caso chova.

Inclua o noivo nos preparativos

Vocês vão começar uma vida a dois, e toda a fase é teste para como será a vida de vocês juntos. Sempre falo isso com nossos noivos. Incentive ele a participar, mostre as escolhas. Se não mesmo o gosto dele participar ativamente vejam o que ele gostaria de ajudar. Geralmente eles gostam de escolher destino da lua de mel, bandas e iluminação, bebidas. Sugerir que ele assuma coisas específicas, já fará ele parte do processo.

Pense nos detalhes

São diversos fornecedores básicos como bolo, buffet, convites, decoração, vestido, som e iluminação. Mas numa festa os detalhes pequenos, no final geram um bom volume, e são de grande importância, pois são os detalhes que dão a personalidade da festa, o toque especial que irá marcar o convidado para sempre. Por isso, não deixe eles para cima da hora.

Agora é só seguir o cronograma

A partir dai é seguir o passo a passo, o cronograma de contratação e ir escolhendo o fornecedor que encanta vocês. Cada um de nós fornecedores faremos parte do seu dia especial, por isso escolha por empatia, por afinidade, por estilo e não porque a amiga escolheu aquele ou é o que está na moda. Os fornecedores estão prontos para mergulhar na sua história quando são escolhido colocando a afinidade a frente.

Não esqueça de se cuidar para o casamento

O período dos preparativos pode ser estressante, e a ansiedade toma conta. Como este tempo costuma ser longo é importante lembrar que não vai adiantar ter uma festa linda e vocês não estrem saudáveis. Por isso, comece já aquele tratamento estético ou esporte que você tava enrolando para começar. Aproveite e tire momentos para relaxar, colocar a mente no lugar e entrar em sintonia com você mesma.

Curta cada momento dos preparativos e quando chegar o grande dia, tenha certeza… SERÁ INESQUECÍVEL!!

Espero que tenham gostado e até o próximo post.♥

As fotos deste post foram dos queridos:

Fer Soulza

Thiago Mohallem

Paulo e Diego Kiki

Quer saber mais sobre a Design Convites? Conheça nossa loja virtual, ou se preferir agende um horário em nosso show room ou via skype.

Beijos

Please follow and like us:
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial

Se gostou do nosso blog. Conte para outras pessoas! ;)